quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais uma vez este ano pescadores não podem trabalhar em Farol da São Tomé

“A situação na Praia do Farol de São Tomé está sob controle em relação aos ventos e ressaca que atingem o litoral da região desde sexta-feira. A Defesa Civil mantém equipe em estado de alerta, mas a tendência é de normalidade a partir de quinta-feira (amanhã). As ondas ainda atingem a Avenida Beira Mar e causam mais danos na estrada que liga Farol a Barra do Furado. Mas as duas famílias que corriam risco foram retiradas”. A informação é do secretário da Defesa Civil, Marco Soares.
Para solucionar problemas decorrentes do fechamento da barra do Canal das Flechas, Soares adotou providências desde o fim de semana, evitando, por exemplo, que a comunidade de pescadores da Barra do Furado ficasse alagada. “No sábado acionei o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e solicitei que as comportas do Canal das Flechas fossem fechadas, tendo em vista que a barra foi fechada por um grande banco de areia formado pelas fortes ondas na entrada do canal, dificultando a chegada das águas do canal no mar. O Inea fechou as comportas no fim de semana e, desta forma, os moradores da Colônia de Pescadores do Furado não correram risco”.
Ontem Soares reforçou o pedido ao Inea para desobstrução do canal. “Remeti ofício ao órgão pedindo que assim que a ressaca for abrandada, que providencie a remoção do banco de areia, de forma que a água da Lagoa Feia possa fluir para o mar e que os barcos dos cerca de cem pescadores possam sair para a pesca em alto mar”, concluiu Soares.

Agora me pergunto o seguinte: Se já não é a primeira vez que tal fato ocorre já não deveria ter sido encontrada uma solução? Mas fazer o que?! Infelizmente nossos políticos em todo o país tem o mesmo descaso e quem paga são os pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário