Outra empresa de grande porte, a Ternium, holding de aços longos da multinacional Techint, também vai instalar uma siderúrgica no Complexo Portuário Industrial do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. O novo empreendimento deverá receber investimentos de US$ 5 bilhões e a previsão é que produza, aproximadamente, cinco milhões e meio de toneladas de placas de aço, por ano.
A unidade se somará à siderúrgica da estatal chinesa Wuhan Iron and Steel (Wisco) e à do Grupo EBX, de Eike Batista, que também se instalará no Açu. Anunciada, oficialmente, em abril, a usina da Wisco receberá investimentos de US$ 5 bilhões (70% da Wisco) e prevê iniciar a operação em três anos, com capacidade para produzir cinco milhões de toneladas de aço/ano. A Ternium fará o anúncio oficial ao mercado sobre o novo empreendimento ainda este mês.
Os empreendimentos da LLX, empresa de logística do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, já receberam mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos. O montante, aplicado desde o início de 2007 no Superporto do Açu e Superporto Sudeste, ambos em desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro, consta do resultado do 2º trimestre deste ano divulgado esta semana.
Apenas em 2010, o investimento nos empreendimentos foi de R$ 249,4 milhões, principalmente na construção do quebra-mar e ponte de acesso aos píeres para atracação de navios no Superporto do Açu. No caso do Superporto Sudeste, o montante aplicado foi para o desenvolvimento do projeto e despesas administrativas, já que as obras foram iniciadas em julho deste ano.
O Superporto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto, com área de 9 mil hectares, profundidade de 21 metros e estrutura offshore com até 10 berços para movimentação de produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, minério de ferro, granéis líquidos e carga geral. O porto também terá ponte de acesso aos píeres com 3 quilômetros de extensão, que já está pronta.
No total serão investidos R$ 4,3 bilhões no Terminal Portuário Privativo de Uso Misto do Açu, sendo R$ 1,9 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, carvão, granéis líquidos e granito).
Em construção desde outubro de 2007, o Superporto do Açu deve iniciar as atividades em 2012. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas trabalham na construção do porto, sendo que metade reside em Campos ou em São João da Barra.
"Pois é aos poucos a desconfiança de algumas pessoas com relação ao Porto do Açú que segundo o Sr.º Eike Batista será o porto mais moderno do Brasil vai se acabando com mais esta grande empresa que anuncia sua instalação no complexo portuário. Cabe a nós jovens agora estarmos bem preparados para aproveitarmos as oportunidades que certamente apareceram."
Apenas em 2010, o investimento nos empreendimentos foi de R$ 249,4 milhões, principalmente na construção do quebra-mar e ponte de acesso aos píeres para atracação de navios no Superporto do Açu. No caso do Superporto Sudeste, o montante aplicado foi para o desenvolvimento do projeto e despesas administrativas, já que as obras foram iniciadas em julho deste ano.
O Superporto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto, com área de 9 mil hectares, profundidade de 21 metros e estrutura offshore com até 10 berços para movimentação de produtos siderúrgicos, petróleo, carvão, granito, minério de ferro, granéis líquidos e carga geral. O porto também terá ponte de acesso aos píeres com 3 quilômetros de extensão, que já está pronta.
No total serão investidos R$ 4,3 bilhões no Terminal Portuário Privativo de Uso Misto do Açu, sendo R$ 1,9 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, carvão, granéis líquidos e granito).
Em construção desde outubro de 2007, o Superporto do Açu deve iniciar as atividades em 2012. Atualmente, cerca de 3 mil pessoas trabalham na construção do porto, sendo que metade reside em Campos ou em São João da Barra.
"Pois é aos poucos a desconfiança de algumas pessoas com relação ao Porto do Açú que segundo o Sr.º Eike Batista será o porto mais moderno do Brasil vai se acabando com mais esta grande empresa que anuncia sua instalação no complexo portuário. Cabe a nós jovens agora estarmos bem preparados para aproveitarmos as oportunidades que certamente apareceram."
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