O empresário Eike Batista, do grupo EBX, já iniciou o planejamento da construção da “Cidade X”, no município de São João da Barra, onde está sendo erguido o Porto do Açu. A informação foi divulgada pelo blog “Entrelinhas”, da jornalista Júlia Maria de Assis.
A princípio, a cidade seria um empreendimento imobiliário gigantesco com parcerias estrangeiras dentro da cidade, mas segundo Eike, a idéia é construir uma cidade ecologicamente correta para aproveitar a migração que deve ocorrer por causa da geração de 50 mil empregos pelo Porto do Açu. Atualmente, SJB tem cerca de 30 mil habitantes.
O ex-governador paranaense Jaime Lerner, que é arquiteto, já está trabalhando no planejamento da cidade, que deve abrigar até 2025, cerca de 250 mil pessoas no município de São João da Barra. O projeto evitaria uma explosão populacional desordenada, segundo o Assessor de Comunicação da prefeitura de São João da Barra, Vito Diniz, uma nova logística está sendo criada para a cidade, a LLX contratou uma empresa para fazer um estudo sobre a perspectiva de crescimento entre 2008 e 2025 em toda a região.
— Em cima desse estudo, verificamos que existe a necessidade da criação de toda uma infraestrutura voltada para o crescimento da cidade e de uma expansão nas áreas da Saúde e Educação, além da construção de 84 mil novas unidades habitacionais. A construção de um hospital geral também está nos planos. É um projeto para todo o município, e o nosso planejamento é de longo prazo. São João da Barra está se preparando para todas essas mudanças que estão por vir, e até o final do mandato da prefeita, esperamos sanear todas as ruas da cidade, entre outras realizações voltadas ao crescimento do município — afirma.
Muitas empresas já manifestaram interesse em se instalar no Porto do Açu ou movimentar cargas. Uma delas é a siderúrgica chinesa Wuhan Iron & Steel (Wisco), que construirá uma usina próxima ao empreendimento. O investimento é de US$ 4 bilhões, com geração de 20 mil empregos diretos.
Grande plataforma logística do Estado
O Porto do Açu será uma das maiores plataformas logísticas do mundo e colocará o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro, em uma posição de vanguarda para a atração e desenvolvimento de diversos projetos de empresas nacionais e multinacionais. Os estudos de pré-viabilidade para a implantação do Estaleiro do Açu foram desenvolvidos em conjunto pela LLX e OSX, e o seu layout conceitual já foi aprovado pela sócia e parceira tecnológica da OSX, Hyundai Heavy Industries Co. Ltd, líder mundial em construção naval. A OSX já recebeu licença prévia para funcionamento e tem previsão de início da operação em 2011, com investimento total de US$ 1,6 bilhões.
O Porto oferecerá ao estaleiro da OSX uma plataforma de desenvolvimento integrada às empresas da sua cadeia de suprimentos como siderúrgicas, pólo metal-mecânico e outros fornecedores.
E o S.º X contunua me surpreendendo com mais um de seus planos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário