quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A menos de um mês para as eleições

"No sétimo dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 56% e o tucano José Serra 21% das intenções de voto. Em relação ao primeiro dia da medição, no dia 1 º de setembro, a petista oscilou positivamente cinco pontos percentuais. O candidato tucano teve oscilação negativa de quatro pontos percentuais. A margem de erro é de 2,2 pontos. No dia 1º de setembro, Dilma tinha 51% e Serra 25%.

A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, manteve-se com 8% das intenções de voto. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, mesmo índice do levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma oscilou positivamente um ponto e tem 45%, Serra por sua vez oscilou negativamente e marca 16%, um ponto a menos que na sondagem anterior. Marina Silva manteve-se com 6%."

Explicando mais a metodologia chamada de tracking (Do blog do Nassif):
"Os dados apresentados diariamente referem-se à média dos quatro dias anteriores. Quando ocorrem alterações (como a queda de Serra e alta de Dilma) a média tende a amenizar o ritmo das mudanças.

Suponha que eu esteja no 10º degrau de uma escada e suba mais 4 degraus. Quando estiver no 14º degrau, a média dos últimos quatro degraus me mostrará ainda no 12º. Ou seja, na ponta o resultado é muito mais expressivo do que pela média."

Nenhum comentário:

Postar um comentário