Quadrilha armada e encapuzada invadiu, na madrugada de ontem, o São João da Barra Shopping, no Centro do município, e arrombou o caixa eletrônico do Banco Santander. Durante a abordagem, eles ameaçaram atirar no vigia, que foi amarrado e colocado dentro da sala de máquinas do caixa. A vítima informou que a quadrilha agiu muito rápido, ficando no interior do shopping por cerca de 30 minutos. O valor roubado não foi divulgado pelo banco. Imagens capturadas por uma câmera do restaurante localizado no shopping e de estabelecimentos vizinhos são analisadas por policiais da 145ª Delegacia de Polícia (DP/SJB).
Policiais da 5ª Companhia de Polícia de SJB informaram que quatro homens armados invadiram o prédio pulando o portão que dá acesso à escada do shopping pela Rua Aloísio Faria. Eles foram para o segundo piso e seguiram pela escada para o primeiro piso, onde estava o caixa e o vigia. Eles usaram um maçarico para arrombar a máquina. “Por volta das 3h30 um deles colocou a arma na minha cabeça e os outros chegaram pelas costas. Em seguida, prenderam as minhas mãos com fita adesiva. Eles me jogaram no interior da sala de máquinas, onde fiquei por cerca de 45 minutos, até perceber que tinham fugido. A todo tempo ameaçavam atirar se olhasse para eles ou fizesse movimento brusco. Trabalho aqui há seis anos e nunca me vi em situação semelhante”, disse assustada a vítima.
Após acionar a Polícia Militar, o vigia telefonou para a síndica do shopping, a advogada Estela Lobato, que seguiu para o local e notificou o ocorrido ao banco. Uma luva, garrafas tipo Pet com água e um rolo de fita foram deixados no local. Policiais Civis e do Serviço Reservado do 8º Batalhão de Polícia Militar (P-2) acompanharam peritos durante o recolhimento de amostras, que podem levar à identificação dos criminosos.
Segundo o perito que esteve no shopping, a sobreposição de digitais, comum em ambientes de grande circulação, pode atrapalhar a análise. Além disso, a perícia não confirmou se os criminosos tiveram acesso ao cofre, que fica atrás da máquina. Somente o banco poderá confirmar se os bandidos conseguiram levar o dinheiro e a quantia roubada.
Bando teria fugido num veículo vermelho
Antes mesmo de analisar as imagens capturadas pelo sistema de monitoramento do restaurante e dos estabelecimentos vizinhos, a Polícia informou que os criminosos estavam num veículo de cor vermelha, cuja placa não foi identificada. Para impedir que fossem descobertos, os ladrões fizeram uma barreira usando bancos e um tapete, impedindo a visão de quem passava pelo lado de fora. Preocupada com a segurança do shopping, Estela informou que a instalação de um sistema de monitoramento no local foi discutida durante reunião com condôminos, no início do mês, e deve voltar à pauta. “Quando o shopping foi construído não havia preocupação com a segurança, já que a cidade era pacata. Hoje, o crescimento obriga os poderes públicos a uma ação mais rigorosa no que diz respeito à segurança”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário