O magnata das telecomunicações mexicano Carlos Slim, considerado um dos homens mais ricos do mundo, anunciou nesta segunda-feira que em 2011 investirá US$ 2,5 bilhões no Brasil no Brasil."Vamos investir em todos os países onde estamos, são 19 países, um investimento de US$ 8,3 bilhões", disse Slim em uma coletiva de imprensa realizada na capital mexicana.
Rafael S. Henriques, nascido em Itaperuna em 03/05/84. Bancário, estudante de Lic. em Geografia no IFF - Campos dos Goytacazes cursando o 1.º período. Fundador do DCE do IFF e ex Diretor em duas gestões atuando como Dir. de Políticas Educacionais nos anos de 07/08 e 08/09.Sou militante do Movimento Mudança no estado do Rio. "Lutar pelo Bom, pelo Justo, pelo MELHOR do mundo SEMPRE!!"
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Embaixadora é 1ª mulher brasileira a presidir conselho da ONU
A embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti será a primeira mulher brasileira a presidir o Conselho de Segurança da ONU, órgão máximo das Nações Unidas, a partir desta terça-feira. O Conselho de Segurança é responsável pela manutenção da segurança e da paz internacional.
A presidência é rotativa e muda de país a cada mês, sempre em ordem alfabética, em inglês. O órgão tem 10 assentos não-permanentes (Brasil, Bósnia e Herzegovina, Colômbia, Gabão, Alemanha, Índia, Líbano, Nigéria, África do Sul e Portugal), com mandatos de dois anos, e cinco permanentes (Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia), com poder de veto.
CALOURADA GEOIFF 2011.1
PROGRAMAÇÃO DA CALOURADA GEOIFF 2011.1
SEGUNDA-FEIRA - 14/0218h30 - Recepção dos Calouros - Direção do campus
Local: Auditório Cristina Bastos
20h30 - Recepção do CAGEO e GeoCINE
Local: Auditório Miguel Ramalho
TERÇA-FEIRA - 15/02
16h - Palestra sobre Cuba
Palestrante: Frei Betto
Local: Auditório Miguel Ramalho
19h30 - Palestra Mov. Sociais e Educação
Palestrante: Frei Betto
Local: Auditório Cristina Bastos
QUARTA-FEIRA - 16/02
18h30 - Mesa-Redonda: Movimento Estudantil
Convidados: Prof. Gustavo Siqueira e Profª. Guiomar Valdez
Local: Auditório Miguel Ramalho
20h30 - InterGeo: Calouros X Veteranos
Local: Quadra Esportiva do IFF Campus Campos/Centro
QUINTA-FEIRA - 17/02
18h30 - Aula Inaugural - O que é Geografia?
Prof. Linovaldo Lemos
Local: Auditório Miguel Ramalho
20h30 - Intervenção Cultural: Apresentação Teatral c/ o Grupo Caixola de Baco - MENF
Local: Auditório Cristina Bastos
SEXTA-FEIRA - 18/02
18h30 - Gincana Geográfica
21h - Intervenção Cultural: Banda Torreón
Local: Auditório Cristina Bastos
SÁBADO - 19/02
Trabalho de Campo (Logo após Confraternização de Encerramento)
Local: Pontal de Atafona - São João da Barra/RJ
Saída do ônibus: Em frente ao IFF às 8h
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Mais uma distorção dos fatos contra reitora do IFF
A professora Cibele Daher B. Monteiro deu mais uma comprovação da seriedade com que trabalha, reagindo de forma transparente e firme, à forma vil e maldosa, com que o decadente jornal local, tenta tratar a sua gestão à frente do IFF.
Ontem, o jornal Folha da Manhã, já conhecido neste tipo de procedimento, em sua primeira página, estampou a seguinte manchete na primeira: "Reitora do IFF com mais diárias que ministro".
Em reposta, a professora Cibele produziu o texto divulgado aqui no Portal do IFF que tem o seguinte título "A luta pela ética e pelo direito à verdade". Além disso, ela também divulgou um relatório que constará do plano de gestão que está sendo encaminhado ao MEC e ao TCU (Tribunal de Contas da União), detalhando as suas viagens, que na prática, justificam as diárias que recebeu, para fazer face às despesas, em seus deslocamentos, para fora do município, sede da reitoria, no exercício do cargo de reitora do IF Fluminense.
Mais interessante ainda, para efeito de esclarecimento e compararação, a professora Cibele organizou e divulgou, a relação com os valores de diárias que os reitores dos IFs de todo o país receberam no ano de 2010, o que demonstra e explicita, na prática, que na condição de reitora do IF Fluminense, a quantia que recebeu ficou abaixo, da média do que foi recebido pelos demais reitore(a)s dos IFs em todo o Brasil.
Na sua nota, a professora Cibele esclarece que a mudança institucional, ainda em curso, traz demandas diferentes e maiores, como seria natural, pelo aumento do número de campi, e da natureza do trabalho, com uma relação mais direta com o MEC, em Brasília, com as necessárias capacitações (cursos), as viagens constantes aos campi, a busca de acordos internacionais, entre tantas outras atividades, que são comuns a todo(a)s o(a)s reitore(a)s dos IFs, no exercício de suas funções.
O jornal na edição de hoje não fala nada, sobre a resposta e os esclarecimentos da reitora do IFF, mostrando de forma clara, os objetivos e a forma como opera seus interesses em manipular informações e deturpar fatos, prática já conhecida e cada vez mais presente em seu dia-a-dia.
O texto da professora Cibele Daher Monteiro é primoroso e serve para uma reflexão, sobre o artifício daqueles que praticam algo que jamais poderia ser concebido como: Jornalismo. A interpretação é do blog, mas a análise e conclusão é sua:
"A luta pela ética e pelo direito à verdade"
Reitora do Instituto Federal Fluminense esclarece todas as informações e mostra relatório referente a todas as viagens realizadas durante o ano de 2010.
Mais uma vez, o ato de se veicular informações caluniosas, e que têm por objetivo induzir a população a interpretações falsas da verdade dos fatos, nos leva a prestar esclarecimentos à comunidade do IFF.
É importante que a comunidade compreenda que há outros interesses além dos meramente informativos nestas matérias veiculadas, e, por esta razão tenho o dever de prestar as informações corretas, porque além de gestora pública, sou também educadora, e como tal, não posso de forma nenhuma concordar com este modo vil de se fazer uso das informações.
A implantação dos Institutos Federais em todo o país não tem sido fácil para os seus gestores, e isto vale também para os reitores e reitoras destes institutos, que têm se empenhado para implementar um novo modelo de gestão multicampi e pluricurricular, trabalhar e mediar as relações de poder, fazendo com que as conquistas destas instituições continuem acontecendo.
E é para preservar estas instituições públicas tão respeitadas pela comunidade e que têm dado uma contribuição efetiva na formação profissional de tantos jovens de nossa região, que nos manifestamos, repudiando que a informação seja tão mal utilizada e tão pouco educativa.
Estamos nos referindo à matéria veiculada e, principalmente, à manchete estampada na primeira página de um jornal de nossa cidade, que traz em seu título uma comparação desqualificada e maldosa do valor das diárias por mim recebidas no ano de 2010, comparando este valor com o recebido pelo Ministro da Educação e com o de outro Reitor de Universidade Federal.
É importante destacar que o Decreto no. 5.992 de 19 de dezembro de 2006,alterado pelo Decreto 6.907 de 2009 estabelece em seu artigo primeiro que: “o servidor civil da administração federal direta, autárquica e fundacional que se deslocar a serviço, da localidade onde tem exercício para outro ponto do território nacional, ou para o exterior, fará jus à percepção de diárias, segundo as disposições deste Decreto”.
Assim, a comparação é desqualificada porque compara gestores públicos distintos e que são detentores de direitos legais específicos de acordo com o cargo que exercem. É público que os Ministros de Estado têm direito também a outras formas de recursos de representação, além das diárias(cartão de representação, por exemplo), e que a especificidade das universidades federais é bem distinta da dos institutos federais, hoje, instituições pluricurriculares e multicampi, localizados muitos deles no interior dos estados, e com a obrigação de as Reitorias além de se reportarem ao Poder Central, localizado em Brasília, também trabalharem junto aos seus campi, de forma integrada e dinâmica.
A utilização das tecnologias da informação e comunicação tem possibilitado que dados importantes sejam publicizados para a população, mas também é preciso que aqueles que lidam com a informação percebam a importância da correta e justa utilização das mídias, em respeito ao direito das cidadãs e dos cidadãos brasileiros ao conhecimento da verdade.
Induzir à falsa interpretação sobre a informação é crime, e como educadora e reitora de uma instituição que é pública, acho que a maior contribuição que podemos deixar à sociedade é a da preservação dos valores éticos, entre eles, o compromisso com a verdade.
Por isso, preparei este relatório que tem a prestação de contas de todas as viagens por mim realizadas no exercício de 2010, a serviço do fortalecimento da instituição, que já é público, porque está no Portal da Transparência, mas que diante de tanta deturpação dos fatos é imprescindível reiterar.
Apresentamos ainda um relatório, ao qual qualquer pessoa pode ter acesso, retirado do Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br), com as diárias pagas aos demais Reitores/as dos Institutos Federais, e mesmo que alguns deles não tenham participado da missão Brasil/Canadá, que trouxe benefícios específicos às nossas instituições, fortalecendo a cooperação internacional ,todos e todas poderão constatar que o nosso valor está abaixo da média, se considerado face aos maiores institutos de nossa Rede Federal.
Também é importante destacar, somente a título de esclarecimento, que há Reitores/as que assumiram ao longo do ano de 2010, o que significa que passaram a receber diárias após a nomeação, sendo que alguns deles/as, exatamente por este motivo, nem participaram do Curso para Reitores e Reitoras da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), que foi uma das estratégias da SETEC/MEC, na transição de implantação dos Institutos Federais.
Precisamos na era do avanço das tecnologias da informação e da comunicação defender sempre a ética nos meios de comunicação, pois do contrário, estaremos voltando a instaurar a ditadura, só que agora, uma ditadura diferente da que outrora vivemos, a Ditadura dos que detêm o poder das mídias e por meio delas, querem fazer valer na esteira da falsa democracia, as suas falsas verdades.
Cibele Daher Botelho Monteiro
Reitora IF Fluminense
Lista de valores de diárias do(a)s reitore(a)s dos IFs:
1) Consuelo Aparecida Silleski Santos - IFSC - R$ 50.361,01 – missão Brasil-Canadá;
2) Claudio Ricardo G. de Lima – IFCE – R$ 49.068,58 – missão Brasil-Canadá;
3) Sebastião Edson Moura – IF Baiano – R$ 45.119,87 – missão Brasil-Canadá;
4) Edvaldo Pereira da Silva – IFRR – R$ 42.594,77- missão Brasil -Canadá;
5) Raimundo Vicente Gimenes – IFRO – R$ 41.180,18 – missão Brasil-Canadá;
6) Arnaldo Augusto C. Borges- IFSP - R$ 41.061,24 – missão Brasil-Canadá;
7) Claudia S. Soares de Souza – IFRS – R$ 36.939,91- missão Brasil-Canadá;
8) Antônio Carlos Barum Brod – IF Rio Grandense – RS – R$ 36.652,55 – missão Brasil-Canadá;
9) João Martins Dias – IFAM – R$ 36.137,89 – missão Brasil- Canadá;
10) Alípio Santos Leal Neto- IFPR – R$ 36.062,55;
11) Claudio Adalberto Koller – IF Catarinense – R$ 34.427,56;
12) Mario Sergio Costa Vieira – IF Sudeste MG – R$ 33.268,64;
13) Paulo Cesar Pereira – IFGO – R$ 32.655,47- missão Brasil- Canadá;
14) Sergio Gaudêncio P. de Mello – IFPE – R$ 31.576,28;
15) Denio Rebello Arantes – IFES – R$ 31.496,52;
16) Caio Mario Bueno da Silva – IFMG – R$ 30.713,27 – missão Brasil-Canadá;
17) Eurípedes Ronaldo Araripe Ferreira – IF Triângulo Mineiro – R$ 30.845,77 – missão Brasil-Canadá;
18) Cibele Daher B. Monteiro – IFF – R$ 30.557,72 – missão Brasil-Canadá;
19) Elias Vieira de Oliveira – IFAC – R$ 30.026,30 – missão Brasil -Canadá;
20) Francisco das Chagas Santana – IFPI – R$ 29.847,82;
21)Carlos Alberto Pinto da Rosa - IF Farroupilha – RS – R$ 29.462,74;
22) Aurina Oliveira – IFBA – R$ 29.277,78;
23) João Batista de Oliveira Silva – IFPB – R$ 28.793,79 – Missão Brasil-Canadá;
24) Marcus Aurélio Stier Serpe – IFMS – R$ 27.156,6125);
25)José Ferreira Costa – IFMA – R$ 26.377,11;
26) José Bispo Barbosa – IFMT – R$ 26.028,44;
27) Belchior de Oliveira Rocha – IFRN – R$ 25.222,71;
28) José Donizete Borges – IF Goiano – R$ 23.403,34;
29) Paulo Cesar Pinheiro de Azevedo – IF Norte de MG – R$ 22.999,85;
30) Alessio Trindade de Barros – IF Brasília – R$ 18.966,97* (houve nudança de reitor)
31) Julio Cesar Teles de Lima – IFSE – R$ 18.578,11*(houve mudança de Reitor);
32) Fernando Gusmão – IFRJ – R$ 14.955,39 (houve mudança de Reitor);
33) Rômulo Eduardo Bernardes – IF Sul de Minas – R$ 17.825,04 /Sérgio Pedini – R$ 13.843,93 (houve mudança de Reitor).
* IFs em que os reitores foram trocados e não exerceram o mandato durante todo o ano de 2010.
Relatório referente às viagens realizadas pela Reitora do IFF no ano de 2010:
I. Viagens realizadas a Brasília: 14 (quatorze) - Objetivo:
1. Convocações do CONIF – Conselho Nacional dos Institutos Federais;
2. Convocações da SETEC/MEC;
3. Curso de Gestores Públicos da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública)
II. Viagens realizadas fora de Brasília por convocação do CONIF, inclusive REDITEC: 04, nas cidades de Manaus, João Pessoa, Belo Horizonte e Recife;
III. Viagens a serviço realizadas ao Rio de Janeiro – 05 – Objetivo: Controladoria Geral da União, UniversidadePETROBRAS e Encontro Brasil Canadá;
IV. Viagem internacional – uma, Missão oficial da SETEC/CONIFpara visita técnica aos Community Colleges Canadenses para fortalecimento de Cooperação Internacional e celebração de Memorandos de Entendimento com Vancouver e University;
V. Viagens a Vitória e Cariacica no ES – 05 com o objetivo departicipar de reuniões do Conselho Superior do IFES, do qual sou Conselheira indicada pelo MEC;
VI. Viagens realizadas nos campi do IF Fluminense com o objetivo de integração e de interlocução com os campi: 22;
Macaé – 07 visitas; Quissamã – 01 visita; Cabo Frio – 06 visitas; Bom Jesus do Itabapoana – 06 visitas e Itaperuna – 02 visitas."
Ontem, o jornal Folha da Manhã, já conhecido neste tipo de procedimento, em sua primeira página, estampou a seguinte manchete na primeira: "Reitora do IFF com mais diárias que ministro".
Em reposta, a professora Cibele produziu o texto divulgado aqui no Portal do IFF que tem o seguinte título "A luta pela ética e pelo direito à verdade". Além disso, ela também divulgou um relatório que constará do plano de gestão que está sendo encaminhado ao MEC e ao TCU (Tribunal de Contas da União), detalhando as suas viagens, que na prática, justificam as diárias que recebeu, para fazer face às despesas, em seus deslocamentos, para fora do município, sede da reitoria, no exercício do cargo de reitora do IF Fluminense.
Mais interessante ainda, para efeito de esclarecimento e compararação, a professora Cibele organizou e divulgou, a relação com os valores de diárias que os reitores dos IFs de todo o país receberam no ano de 2010, o que demonstra e explicita, na prática, que na condição de reitora do IF Fluminense, a quantia que recebeu ficou abaixo, da média do que foi recebido pelos demais reitore(a)s dos IFs em todo o Brasil.
Na sua nota, a professora Cibele esclarece que a mudança institucional, ainda em curso, traz demandas diferentes e maiores, como seria natural, pelo aumento do número de campi, e da natureza do trabalho, com uma relação mais direta com o MEC, em Brasília, com as necessárias capacitações (cursos), as viagens constantes aos campi, a busca de acordos internacionais, entre tantas outras atividades, que são comuns a todo(a)s o(a)s reitore(a)s dos IFs, no exercício de suas funções.
O jornal na edição de hoje não fala nada, sobre a resposta e os esclarecimentos da reitora do IFF, mostrando de forma clara, os objetivos e a forma como opera seus interesses em manipular informações e deturpar fatos, prática já conhecida e cada vez mais presente em seu dia-a-dia.
O texto da professora Cibele Daher Monteiro é primoroso e serve para uma reflexão, sobre o artifício daqueles que praticam algo que jamais poderia ser concebido como: Jornalismo. A interpretação é do blog, mas a análise e conclusão é sua:
"A luta pela ética e pelo direito à verdade"
Reitora do Instituto Federal Fluminense esclarece todas as informações e mostra relatório referente a todas as viagens realizadas durante o ano de 2010.
Mais uma vez, o ato de se veicular informações caluniosas, e que têm por objetivo induzir a população a interpretações falsas da verdade dos fatos, nos leva a prestar esclarecimentos à comunidade do IFF.
É importante que a comunidade compreenda que há outros interesses além dos meramente informativos nestas matérias veiculadas, e, por esta razão tenho o dever de prestar as informações corretas, porque além de gestora pública, sou também educadora, e como tal, não posso de forma nenhuma concordar com este modo vil de se fazer uso das informações.
A implantação dos Institutos Federais em todo o país não tem sido fácil para os seus gestores, e isto vale também para os reitores e reitoras destes institutos, que têm se empenhado para implementar um novo modelo de gestão multicampi e pluricurricular, trabalhar e mediar as relações de poder, fazendo com que as conquistas destas instituições continuem acontecendo.
E é para preservar estas instituições públicas tão respeitadas pela comunidade e que têm dado uma contribuição efetiva na formação profissional de tantos jovens de nossa região, que nos manifestamos, repudiando que a informação seja tão mal utilizada e tão pouco educativa.
Estamos nos referindo à matéria veiculada e, principalmente, à manchete estampada na primeira página de um jornal de nossa cidade, que traz em seu título uma comparação desqualificada e maldosa do valor das diárias por mim recebidas no ano de 2010, comparando este valor com o recebido pelo Ministro da Educação e com o de outro Reitor de Universidade Federal.
É importante destacar que o Decreto no. 5.992 de 19 de dezembro de 2006,alterado pelo Decreto 6.907 de 2009 estabelece em seu artigo primeiro que: “o servidor civil da administração federal direta, autárquica e fundacional que se deslocar a serviço, da localidade onde tem exercício para outro ponto do território nacional, ou para o exterior, fará jus à percepção de diárias, segundo as disposições deste Decreto”.
Assim, a comparação é desqualificada porque compara gestores públicos distintos e que são detentores de direitos legais específicos de acordo com o cargo que exercem. É público que os Ministros de Estado têm direito também a outras formas de recursos de representação, além das diárias(cartão de representação, por exemplo), e que a especificidade das universidades federais é bem distinta da dos institutos federais, hoje, instituições pluricurriculares e multicampi, localizados muitos deles no interior dos estados, e com a obrigação de as Reitorias além de se reportarem ao Poder Central, localizado em Brasília, também trabalharem junto aos seus campi, de forma integrada e dinâmica.
A utilização das tecnologias da informação e comunicação tem possibilitado que dados importantes sejam publicizados para a população, mas também é preciso que aqueles que lidam com a informação percebam a importância da correta e justa utilização das mídias, em respeito ao direito das cidadãs e dos cidadãos brasileiros ao conhecimento da verdade.
Induzir à falsa interpretação sobre a informação é crime, e como educadora e reitora de uma instituição que é pública, acho que a maior contribuição que podemos deixar à sociedade é a da preservação dos valores éticos, entre eles, o compromisso com a verdade.
Por isso, preparei este relatório que tem a prestação de contas de todas as viagens por mim realizadas no exercício de 2010, a serviço do fortalecimento da instituição, que já é público, porque está no Portal da Transparência, mas que diante de tanta deturpação dos fatos é imprescindível reiterar.
Apresentamos ainda um relatório, ao qual qualquer pessoa pode ter acesso, retirado do Portal da Transparência (www.portaltransparencia.gov.br), com as diárias pagas aos demais Reitores/as dos Institutos Federais, e mesmo que alguns deles não tenham participado da missão Brasil/Canadá, que trouxe benefícios específicos às nossas instituições, fortalecendo a cooperação internacional ,todos e todas poderão constatar que o nosso valor está abaixo da média, se considerado face aos maiores institutos de nossa Rede Federal.
Também é importante destacar, somente a título de esclarecimento, que há Reitores/as que assumiram ao longo do ano de 2010, o que significa que passaram a receber diárias após a nomeação, sendo que alguns deles/as, exatamente por este motivo, nem participaram do Curso para Reitores e Reitoras da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), que foi uma das estratégias da SETEC/MEC, na transição de implantação dos Institutos Federais.
Precisamos na era do avanço das tecnologias da informação e da comunicação defender sempre a ética nos meios de comunicação, pois do contrário, estaremos voltando a instaurar a ditadura, só que agora, uma ditadura diferente da que outrora vivemos, a Ditadura dos que detêm o poder das mídias e por meio delas, querem fazer valer na esteira da falsa democracia, as suas falsas verdades.
Cibele Daher Botelho Monteiro
Reitora IF Fluminense
Lista de valores de diárias do(a)s reitore(a)s dos IFs:
1) Consuelo Aparecida Silleski Santos - IFSC - R$ 50.361,01 – missão Brasil-Canadá;
2) Claudio Ricardo G. de Lima – IFCE – R$ 49.068,58 – missão Brasil-Canadá;
3) Sebastião Edson Moura – IF Baiano – R$ 45.119,87 – missão Brasil-Canadá;
4) Edvaldo Pereira da Silva – IFRR – R$ 42.594,77- missão Brasil -Canadá;
5) Raimundo Vicente Gimenes – IFRO – R$ 41.180,18 – missão Brasil-Canadá;
6) Arnaldo Augusto C. Borges- IFSP - R$ 41.061,24 – missão Brasil-Canadá;
7) Claudia S. Soares de Souza – IFRS – R$ 36.939,91- missão Brasil-Canadá;
8) Antônio Carlos Barum Brod – IF Rio Grandense – RS – R$ 36.652,55 – missão Brasil-Canadá;
9) João Martins Dias – IFAM – R$ 36.137,89 – missão Brasil- Canadá;
10) Alípio Santos Leal Neto- IFPR – R$ 36.062,55;
11) Claudio Adalberto Koller – IF Catarinense – R$ 34.427,56;
12) Mario Sergio Costa Vieira – IF Sudeste MG – R$ 33.268,64;
13) Paulo Cesar Pereira – IFGO – R$ 32.655,47- missão Brasil- Canadá;
14) Sergio Gaudêncio P. de Mello – IFPE – R$ 31.576,28;
15) Denio Rebello Arantes – IFES – R$ 31.496,52;
16) Caio Mario Bueno da Silva – IFMG – R$ 30.713,27 – missão Brasil-Canadá;
17) Eurípedes Ronaldo Araripe Ferreira – IF Triângulo Mineiro – R$ 30.845,77 – missão Brasil-Canadá;
18) Cibele Daher B. Monteiro – IFF – R$ 30.557,72 – missão Brasil-Canadá;
19) Elias Vieira de Oliveira – IFAC – R$ 30.026,30 – missão Brasil -Canadá;
20) Francisco das Chagas Santana – IFPI – R$ 29.847,82;
21)Carlos Alberto Pinto da Rosa - IF Farroupilha – RS – R$ 29.462,74;
22) Aurina Oliveira – IFBA – R$ 29.277,78;
23) João Batista de Oliveira Silva – IFPB – R$ 28.793,79 – Missão Brasil-Canadá;
24) Marcus Aurélio Stier Serpe – IFMS – R$ 27.156,6125);
25)José Ferreira Costa – IFMA – R$ 26.377,11;
26) José Bispo Barbosa – IFMT – R$ 26.028,44;
27) Belchior de Oliveira Rocha – IFRN – R$ 25.222,71;
28) José Donizete Borges – IF Goiano – R$ 23.403,34;
29) Paulo Cesar Pinheiro de Azevedo – IF Norte de MG – R$ 22.999,85;
30) Alessio Trindade de Barros – IF Brasília – R$ 18.966,97* (houve nudança de reitor)
31) Julio Cesar Teles de Lima – IFSE – R$ 18.578,11*(houve mudança de Reitor);
32) Fernando Gusmão – IFRJ – R$ 14.955,39 (houve mudança de Reitor);
33) Rômulo Eduardo Bernardes – IF Sul de Minas – R$ 17.825,04 /Sérgio Pedini – R$ 13.843,93 (houve mudança de Reitor).
* IFs em que os reitores foram trocados e não exerceram o mandato durante todo o ano de 2010.
Relatório referente às viagens realizadas pela Reitora do IFF no ano de 2010:
I. Viagens realizadas a Brasília: 14 (quatorze) - Objetivo:
1. Convocações do CONIF – Conselho Nacional dos Institutos Federais;
2. Convocações da SETEC/MEC;
3. Curso de Gestores Públicos da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública)
II. Viagens realizadas fora de Brasília por convocação do CONIF, inclusive REDITEC: 04, nas cidades de Manaus, João Pessoa, Belo Horizonte e Recife;
III. Viagens a serviço realizadas ao Rio de Janeiro – 05 – Objetivo: Controladoria Geral da União, UniversidadePETROBRAS e Encontro Brasil Canadá;
IV. Viagem internacional – uma, Missão oficial da SETEC/CONIFpara visita técnica aos Community Colleges Canadenses para fortalecimento de Cooperação Internacional e celebração de Memorandos de Entendimento com Vancouver e University;
V. Viagens a Vitória e Cariacica no ES – 05 com o objetivo departicipar de reuniões do Conselho Superior do IFES, do qual sou Conselheira indicada pelo MEC;
VI. Viagens realizadas nos campi do IF Fluminense com o objetivo de integração e de interlocução com os campi: 22;
Macaé – 07 visitas; Quissamã – 01 visita; Cabo Frio – 06 visitas; Bom Jesus do Itabapoana – 06 visitas e Itaperuna – 02 visitas."
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Dez coisas que você precisa saber para usar seu e-mail como se deve
Desde que o e-mail se tornou a ferramenta padrão de comunicação pessoal e profissional, as pessoas mudaram a forma de conversar umas com as outras. E agora, ao invés de usar o telefone, elas optam por seus computadores, notebooks e celulares para dispararem qualquer tipo de mensagem, sem se atentar para forma, tom ou etiqueta. Acontece que uma coisa é você falar, outra é escrever. Por isso, juntamos dez regras de etiqueta básicas para você ser sempre bem compreendido e não ficar conhecido como o safado terrorista do e-mail.
1.Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: por mais que alguém insista em lhe dizer o contrário ou que você teime em achar bobagem, o e-mail profissional, aquele que a empresa disponibiliza para você, não deve ser usado para mensagens pessoais. Aliás, em 2008, a 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal deu ganho a uma companhia que havia demitido um funcionário por justa causa pelo mau uso do e-mail corporativo. Portanto tenha seu e-mail pessoal, de preferência webmail, e assim pode disparar, à vontade, aquele filminho que recebeu, as fotos de uma gostosa em trajes mínimos (quando há traje) ou aquele PPT com anjos e mensagens edificantes.
2.Tudo o que você escrever pode e será usado contra você mais tarde: na comunicação verbal, a mensagem é transmitida não só pelas palavras, mas também pelo tom de voz e pela gesticulação. No e-mail isso não acontece, portanto meça suas palavras. Use tom profissional nos e-mails corporativos e evite piadinhas, ambivalência, duplo sentido e principalmente sarcasmo. E não pense que nas mensagens pessoais, a regra também não vale. Algumas coisas podem ser muito mal interpretadas.
3.Venho por essas mal digitadas linhas: não tenha pressa em disparar o e-mail. Confira antes o que escreveu, veja se faz sentido, corrija erros gramaticais e veja se não comeu palavras. E não confie única e exclusivamente no corretor automático. Lembre-se que se esquecer o primeiro "d" em "pedido", por mais que esteja gramaticalmente correto, a coisa pode ficar bem feia.
4.Não pratique o Spam: recebeu uma mensagem de alguém perguntando algo para dezenas de pessoas? Verifique a quem realmente interessa sua resposta e copie, se necessário, apenas essas pessoas. Lembre-se que não existe coisa mais odiosa que ter sua caixa de mensagens lotada com respostas como um simples e solitário "ok", mandada por algum inepto, a todos da lista.
5.O vazio existencial do assunto: este também é um erro crasso cometido pelos apressados de plantão, ou seja, manter o campo de assunto sem nada. Outro problema também são assuntos vagos como "Olá" ou "Planilha". Desperte o interesse por seu e-mail colocando em poucas palavras a que a mensagem se refere, como "Planilha de controle de gastos - 1º trimestre". Assim fica mais fácil de se achar depois e será aberto mais rapidamente por aquele que está ávido pela informação.
6.Escreva um e-mail e não um romance: as mensagens online foram feitas para serem curtas. Um relatório de sete páginas no corpo do e-mail é garantia que o leitor só chegará ao terceiro parágrafo e apertará "Apagar" ou a seta para próxima mensagem. Se for se estender, envie seu report anexado e explique na mensagem a que se refere, destacando os pontos principais.
7.Os nomes do jogo: não custa nada começar sua comunicação escrita com um "Prezado Fulano", "Caro Fulano", "Querido Fulano" e assim por diante. Um e-mail sem saudação e o nome do destinatário acaba se tornando frio e impessoal demais. Mesmo quando for enviado a várias pessoas, um "Prezados colegas" cai bem. Outro detalhe importantíssimo, especialmente nas mensagens corporativas, é ter uma assinatura no final com seu nome, cargo, telefone, website etc. Mostre quem você é.
8.Queime depois de ler: e-mail não foi feito para se disparar informações sigilosas. É, aliás, uma das piores ferramentas para isso, já que não só está sujeito a ação de hackers, como também é facilmente retransmitido por algum desavisado que não entende a importância dos dados apresentados. Lembre-se das centenas de pessoas que mandam mensagens íntimas demais a seus amigos no Orkut com um aviso de "Apaga Isso" e acabam por viver uma grande vergonha quando se vêem expostas na rede. Nos casos de confidencialidade, marque uma reunião, mande o arquivo por outros meios (pen drive, CD etc) ou utilize programas de criptografia.
9.Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou: outro detalhe importante é conferir se os destinatários estão corretos antes de disparar. Como a maioria das ferramentas de e-mail permite o preenchimento automático da sua lista de contatos, não é raro você querer mandar a mensagem para o "João Antunes" e ela acabar na caixa do "João Andrade". No caso de informações mais sensíveis, isso pode causar um problema absurdo depois.
10.Você tem 5.629 mensagens: lembre-se que o e-mail é hoje a mais importante ferramenta de comunicação da espécie humana. Portanto, cheque regularmente sua caixa para conferir as mensagens e tome muito cuidado com recursos como auto-arquivamento por remetente. Você pode estar perdendo informações valiosas, ótimos convites ou até mesmo alguma solicitação urgente de trabalho de seu chefe, que se não cumprida, seguramente vai pesar na sua avaliação.
Regulação do ensino superior e relação com Estados e municípios ganham secretarias em reformulação do MEC
O MEC (Ministério da Educação) está passando por reestruturação. A reformulação propõe a criação de duas secretarias: uma de relação institucional com as redes estaduais e municipais de ensino e outra de regulação do ensino superior da rede privada.
Ao criar uma seção para controlar a abertura e fechamento de cursos superiores, o trabalho da Sesu (secretaria de Ensino Superior) fica concentrado na expansão e ampliação da rede federal de ensino, cujo principal projeto é o Reuni ( Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).
A Secretaria de Integração com Estados e Municípios ficará responsável pela articulação das políticas federais com as redes municipais e estaduais.
Ha três linhas prioritárias que vão nortear as ações do MEC nesta gestão. São elas: o ensino médio, que deve ganhar um projeto de ensino profissionalizante complementar, a valorização da carreira dos professores e a educação no campo.
Na reforma, o MEC também extingue dois departamentos: a Seed (Secretaria de Educação a Distância) e a Seesp (Secretaria de Educação Especial). Os maiores projetos da Seed -- a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e o UCA (Um Computador por Aluno) serão realocados para a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e para o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), respectivamente. A atuação da Seesp será absorvida pela Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade).
Por meio de nota, o ministro Fernando Haddad confirmou, na manhã desta terça-feira (18), os nomes da sua equipe no MEC (Ministério da Educação) na gestão Dilma Rousseff.
Confira:
INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): Malvina Tuttman, ex-reitora da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Sesu (Secretaria da Ensino Superior): Luiz Cláudio Costa, ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa)
Secretaria de Regulação dos cursos superiores (nova secretaria): Luiz Fernando Massoneto, professor da USP (Universidade de São Paulo)
Secretaria de Relações Institucionais com Estados e municípios (nova secretaria): Carlos Abicalil, ex-deputado pelo PT-MT
Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade): Cláudia Dutra, ex-secretária de Educação Especial
SEB (Secretaria de Educação Básica): Maria do Pilar Lacerda se mantem no cargo
Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica): Eliezer Pacheco se mantém no cargo
Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): Jorge Guimarães se mantém no cargo
FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação): Daniel Balaban permanece na presidência
Secretaria-executiva do MEC : fica José Henrique Paim Fernandes
Aliados de Serra se revoltam contra trégua do PSDB a Dilma
Aliados do ex-governador José Serra abandonaram a quarentena pós-eleitoral e já se insurgem contra a trégua de expoentes do PSDB à presidente Dilma Rousseff, informa o "Painel" da Folha, editado interinamente por Ranier Bragon (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
A tragédia na região serrana do Rio é o primeiro mote dos serristas, que pregam a responsabilização do governo federal pela ocupação desordenada de áreas de risco, questionando a eficiência gerencial da presidente à frente do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
O primeiro a vocalizar o movimento é o senador eleito Aloysio Nunes (SP), para quem o partido deve planejar seu futuro se firmando como "oposição no presente".
Enquanto governadores adotam a retórica da parceria federativa, o grupo do candidato derrotado à Presidência tenta reposicioná-lo no tabuleiro.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Estudantes de cidades da Região Serrana terão acesso a bolsa de assistência estudantil
Estudantes que vivem em cidades atingidas por enchentes e deslizamentos de terra no estado do Rio de Janeiro vão receber bolsas de assistência estudantil, de acordo com nota divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a pasta, os alunos beneficiados precisam ter sido selecionados para cursos de educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para obtenção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A assistência equivale a ajuda de custo de R$ 350 por mês.
De acordo com a pasta, os alunos beneficiados precisam ter sido selecionados para cursos de educação superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou para obtenção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A assistência equivale a ajuda de custo de R$ 350 por mês.
Dados do ministério apontam que, na região fluminense afetada pelas enchentes, 9,5 mil estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas são usadas no processo de seleção do Sisu.
O MEC informou que vai oferecer acesso gratuito à internet em lan houses das cidades afetadas pelas chuvas para que os estudantes possam fazer a inscrição no Sisu. Todos os campi dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Rio de Janeiro e Fluminense e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro liberaram o acesso à internet aos estudantes. O prazo para inscrição vai até a próxima quinta-feira.
Em Teresópolis, os estudantes têm acesso liberado à internet na Avenida Oliveira Botelho 87, Bairro Alto. Em Nova Friburgo, na Rua Alberto Brauen, 227. Em Petrópolis, no campus do Cefet, prédio do antigo fórum, no centro da cidade. Todos os pontos foram instalados no domingo.
O MEC informou que vai oferecer acesso gratuito à internet em lan houses das cidades afetadas pelas chuvas para que os estudantes possam fazer a inscrição no Sisu. Todos os campi dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia do Rio de Janeiro e Fluminense e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro liberaram o acesso à internet aos estudantes. O prazo para inscrição vai até a próxima quinta-feira.
Em Teresópolis, os estudantes têm acesso liberado à internet na Avenida Oliveira Botelho 87, Bairro Alto. Em Nova Friburgo, na Rua Alberto Brauen, 227. Em Petrópolis, no campus do Cefet, prédio do antigo fórum, no centro da cidade. Todos os pontos foram instalados no domingo.
Morre Claudão, prefeito de Itaperuna
O prefeito de Itaperuna, Cláudio Cerqueira Bastos, o Claudão, faleceu neste domingo, às 11h30, no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, onde estava internado desde o último dia 28 de dezembro em decorrência de uma pneumonia. O prefeito completaria 92 anos no próximo dia 24 de janeiro.
O corpo do prefeito será velado no Itaperuna Tênis Clube (ITC) e será enterrado amanhã (17), em Comendador Venâncio, às 10h.
Casado há mais de 50 anos com Maria José Machado, o prefeito tem três filhos e sete netos. É o terceiro mandato de Claudão, que já esteve à frente da Prefeitura Municipal de Itaperuna nos períodos de 1982/1988 e 1992/1996.
refeitura de Cardoso Moreira assina contrato do convênio da Patrulha Mecanizada
Na última segunda-feira, dia 10 de janeiro, o Prefeito Municipal assinou com o Gerente da Caixa Econômica Ederton de Barros Rossini o contrato nº 0347765-81/2010, para aquisição de uma patrulha mecanizada. O contrato foi firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de acordo com emenda parlamentar do Deputado Alexandre Santos (PMDB) no valor total de R$ 487.500,00 (quatrocentos e oitenta e sete mil e quinhentos reais).
A Secretaria de Agricultura agora vai contar com uma patrulha mecanizada exclusiva, composta de uma retro escavadeira 4×4 traçada, dois tratores de pneu traçados, dois arados de quatro discos, duas grades aradoras e três carretas agrícolas.
Também se encontra assinado o convênio nº 734809, do Programa PRODESA/2010, com recursos do mesmo Ministério, referente à emenda parlamentar do Senador Francisco Dornelles (PP), no valor de R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais) para aquisição de uma moto niveladora (patrol).
O Programa de Incentivo e Apoio aos Produtores Rurais visa suprir algumas necessidades do Município, como a manutenção de estradas vicinais e atendimento aos produtores do Município.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
DOAÇÃO DE SANGUE URGENTE!!!
Acabei de ler no Blog do SEPÉ e conto com a ajuda de todos!!
Segue o texto:
Segue o texto:
Recebi o e-mail do meu amigo Marco Antônio, e solicito aqueles que puderem que participe desta campanha de doação de sangue!
"A mãe da Gisele (minha esposa) faria uma cirurgia cardíaca no dia de hoje, porém, não foi possível devido ao parco estoque de sangue do tipo O+ (positivo). Há uma certa urgência para que a cirurgia seja realizada, deste modo, se algum de vocês possui o referido tipo de sangue ou conhece alguém que o possui, favor procurar o HEMOCENTRO do HOSPITAL FERREIRA MACHADO até o próximo domingo e doar sanguem em nome mãe de Gisele, FRANCISCA PEREIRA DUTRA, que está internada no no Hospital Álvaro Alvim. Desde já agradecemos.
Contamos com o apoio de todos (as).
--
Marco A. P. Vieira
Assistente Social - INSS
Mestre em Serviço Social "
"A mãe da Gisele (minha esposa) faria uma cirurgia cardíaca no dia de hoje, porém, não foi possível devido ao parco estoque de sangue do tipo O+ (positivo). Há uma certa urgência para que a cirurgia seja realizada, deste modo, se algum de vocês possui o referido tipo de sangue ou conhece alguém que o possui, favor procurar o HEMOCENTRO do HOSPITAL FERREIRA MACHADO até o próximo domingo e doar sanguem em nome mãe de Gisele, FRANCISCA PEREIRA DUTRA, que está internada no no Hospital Álvaro Alvim. Desde já agradecemos.
Contamos com o apoio de todos (as).
--
Marco A. P. Vieira
Assistente Social - INSS
Mestre em Serviço Social "
VAMOS AJUDAR GALERAA!!
Assinar:
Postagens (Atom)